
Para abrir uma loja no Mercado Livre do zero, você vai precisar criar uma conta na plataforma, escolher se quer vender como pessoa física ou jurídica e fornecer os dados solicitados. Depois, será necessário configurar detalhes das vendas e dos pagamentos.
A plataforma tem milhões de acessos todos os dias e funciona como uma grande vitrine para quem quer alcançar mais clientes sem precisar fazer grandes, mas, quanto mais organizados os processos, maiores as chances de que as negociações sejam sempre bem sucedidas.
O Mercado Livre tem mais de 10 milhões de vendedores ativos, então, o que você vai fazer para se diferenciar? Este artigo traz explicações e dicas importantes!
O que é e como funciona uma loja no Mercado Livre?
Uma loja para vender produtos no Mercado Livre é um espaço “ocupado” por um vendedor dentro do marketplace, no qual essa pessoa ou empresa organiza e expõe seus produtos, comercializando-os aos usuários da plataforma de acordo com as regras e possibilidades que ela oferece.
Essa loja difere de um e-commerce próprio, mas não deixa de ser um um ambiente com a identidade visual da marca do vendedor, categorias bem definidas, anúncios, promoções e descrições informativas.
Além de tudo, quem escolhe vender pelo ML tem acesso a ferramentas de campanhas de marketing e relatórios de desempenho completos, bem como integração das vendas à logística do marketplace.
Aqui está a lista completa de vantagens de ter uma loja no Mercado Livre:
- Identidade visual personalizada
- Acesso a relatórios detalhados
- Divulgação via “Mercado Ads”
- Centralização da gestão
- Zero custos de aquisição de clientes
- Suportes, ferramentas e integrações
No geral, essas vantagens, somadas a algumas atitudes para conseguir destaque nas buscas, ajudam a aumentar o volume de vendas de diversos varejistas.
Quais são os requisitos para vender no Mercado Livre?
Se você gostou da ideia de abrir uma loja no ML, o primeiro requisito de todos é ter conta e identidade verificadas na plataforma, mas existem várias outras exigências a serem cumpridas, como publicar pelo menos um produto novo logo de cara.
Dá uma olhada:
- Criar conta pessoa física ou jurídica
- Completar o processo de validação da identidade
- Não ter dívidas com o Mercado Livre
- Publicar pelo menos um produto novo
- Definir formas de pagamento e opções de envio dos produtos
O registro de marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é opcional, exceto se você quiser receber o selo de “Loja Oficial”.
E é altamente recomendado manter seu catálogo sempre atualizado, cumprir todas as políticas e diretrizes para evitar suspensões ou penalidades e oferecer um bom atendimento ao cliente para criar uma reputação do mais alto nível.
Tudo certo até aqui?
Seu passo a passo completo para abrir loja no Mercado Livre
Não custa nada abrir loja no ML, porém, você vai precisar investir tempo e disposição para fazer tudo acontecer: escolha um nome, siga os requisitos, monte seu catálogo de produtos, capture imagens e capriche no conteúdo em texto de cada item.
Por último, decida se já vai investir em anúncios pagos ou não. Anote o passo a passo completo:
1. Escolha o nome da sua loja
O nome da loja deve refletir sua proposta e ser facilmente lembrado e digitado pelos clientes. Prefira algo curto e objetivo, que, preferencialmente, exponha o segmento de atuação, como “Tecno Acessórios” ou “Brinquedos Criativos”.
Certifique-se de não existir outra marca registrada com mesmo nome e de o nome estar disponível como domínio.
2. Crie sua conta
Seguindo os requisitos do ML, crie sua conta e o perfil da loja. Preencha todos os dados necessários e todos os documentos solicitados e aguarde o “ok” do marketplace para começar a atuar. Ele costuma acontecer em até 48 horas após o registro.
3. Monte seu espaço e catálogo
Personalize a sua página dentro da plataforma com uma identidade visual consistente, logotipo ou logomarca, e estruture seu catálogo de produtos a partir de categorias lógicas.
Utilize a ferramenta “Branding de Loja” do Mercado Livre para deixar sua vitrine digital mais atraente, criar banners promocionais e sinalizar os “mais vendidos” ou as “novidades”.
4. Cadastre os produtos
No quarto passo do processo, cadastre seus produtos no Mercado Livre, clicando em “Vender” no menu da sua conta → “Produto”. Escolha a categoria correta e preencha os campos obrigatórios, atribuindo filtros aos itens (cor, tamanho, modelo etc.) para deixar a navegação mais fácil.
Clique em “Publicar” para colocar no ar.
5. Informe tudo sobre os produtos
Nos espaços de preenchimento de conteúdo de cada item colocado à venda, dê o máximo de informações possíveis e use palavras-chave que ajudem a descrevê-los, tornando-os fáceis de encontrar.
Para títulos, vale apresentar o nome da marca, o modelo, a característica mais importante e dados similares. Nas descrições, liste todos os atributos do que está à venda (até os mais detalhados!), incluindo garantias, certificações, instruções de uso, peso, material de fabricação, dentre outros.
EXEMPLO
Mochila Executiva Notebook 15,6" Impermeável Preta
Mochila resistente à água com compartimento acolchoado para notebook de até 15,6". Zíper antifurto, alças ergonômicas e bolsos organizadores nas laterais. Ideal para trabalho ou viagens. Cor: preta. Garantia de 6 meses.
6. Faça fotos e vídeos
Fotografe e filme seus produtos com boa iluminação, fundo neutro e foco nos detalhes. Produza vários conteúdos e publique os melhores, mostrando os itens em diferentes ângulos, proporção e escala e até explicando como eles funcionam.
Evite cortes estranhos nos vídeos, contraste e brilho em excesso nas imagens: a qualidade de cada clique conta – e muito – para a decisão de compra dos consumidores que chegam à fase final do funil do varejo.
7. Defina os métodos de pagamento e de entrega
Finalmente, defina a quantidade disponível de cada item e informe o valor final. Ative o “Frete Grátis”, se quiser, opte pelo “Mercado Envios” ou simule uma taxa de entrega própria, contando com uma ferramenta de simulação da plataforma.
Aí, configure as formas de pagamento que você vai aceitar (cartão, boleto ou Mercado Pago). Faça isso, considerando o comportamento e as necessidades do público-alvo do seu varejo.
8. Escolha se vai anunciar de forma paga
No Mercado Livre, você pode começar publicando seus produtos de forma gratuita e contar somente com boas ações de marketing somadas a títulos, descrições e imagens de qualidade para vender.
Mas existe outra opção: o investimento em anúncios pagos por meio da ferramenta “Mercado Ads”, que lhe permite patrocinar aqueles itens de mais destaque, segmentar interessados a serem atingidos pela propaganda e até mesmo acompanhar os retornos em tempo real.
Vale considerar essa segunda alternativa se sobrar um dinheirinho e, principalmente, em datas comemorativas! Afinal, estando num marketplace, você disputa espaço com muitos varejistas, certo?
Para começar do zero, não tem dica melhor: teste os dois formatos, estude o desempenho de cada produto e ajuste seus planos conforme as possibilidades. Planejamento e monitoramento vão mostrar o que funciona e o que pode melhorar.
Todo passo dado com atenção, aumenta o índice de negócios fechados, diminui as taxas de devoluções, melhora a reputação da sua loja e mostra que você é alguém de confiança em meio a tanta gente.
Agora, é só colocar a mão na massa!
Deixe seu comentário ou dúvida