8 dicas comprovadas de como escolher o melhor ERP

Compartilhe:

Para acertar na escolha do seu ERP, analise o custo-benefício, as funcionalidades e a facilidade de uso. Verifique também se a empresa desenvolvedora do sistema é capaz de se adaptar ao seu negócio e oferecer suporte técnico a qualquer hora do dia.

Esse tipo de software surgiu, lá na década de 1960, para facilitar a vida de empreendedores como você, mas, com tantas opções disponíveis nos dias de hoje, escolher aquele que vai facilitar sua rotina e de toda a sua equipe pode não parecer uma etapa fácil.

Fique tranquilo(a)! Ao continuar a leitura, você não só verá as melhores dicas para escolher o seu sistema, como também descobrirá, no fim do artigo, qual é a melhor opção para o seu negócio – com satisfação garantida!

8 dicas de como escolher o melhor ERP

Saber como escolher o ERP ideal pode ser a diferença entre crescer do jeito certo e arrumar bastante dor de cabeça, por isso, confira oito dicas para levar em consideração na hora de decidir qual é a melhor opção para o seu negócio.

1. Avalie o custo-benefício

Pensar em custo-benefício vai muito além de preço! Para escolher um sistema ERP adequado para a sua empresa, leve em consideração o retorno proporcionado pela ferramenta, além da integração, da facilidade da gestão de dados e da automatização de processos.

Um bom ERP gera economia de tempo e dinheiro ao tornar tarefas mais ágeis, identificar possíveis desperdícios e aumentar a produtividade das equipes, então, pondere sobre qual solução proporciona as melhores vantagens pelo preço mais justo.

2. Analise as funcionalidades

Faça uma lista com todas as funcionalidades que você precisa que um ERP tenha para atender o seu negócio, avaliando se as ferramentas selecionadas como opção são capazes de suprir todas as suas necessidades.

Mesmo que você não use alguns recursos logo de cara, considere os que podem ser úteis à medida que a sua empresa for crescendo. Poder contar com um ERP capaz de acompanhar a evolução do seu negócio faz toda a diferença!

3. Verifique a flexibilidade do sistema

Todo negócio possui suas próprias particularidades, e um bom sistema deve se adaptar aos seus processos internos sem que a qualidade, a estabilidade e a segurança da ferramenta sejam comprometidas.

Por exemplo: um ERP adequado para implementar em uma distribuidora de bebidas terá necessidades diferentes de uma loja de materiais de construção, e é essencial que um mesmo sistema possa atender a esses dois nichos de forma adaptável a cada um deles.

4. Estude a facilidade de uso

Antes de contratar um ERP, solicite uma demonstração e conheça a ferramenta por dentro: esse passo é mais do que necessário para descobrir se o sistema é fácil de navegar e se funciona de forma fluída, sem ficar travando.

Um ERP geralmente é utilizado, ao mesmo tempo, por pessoas de diversos setores dentro de uma empresa, o que explica porque ele deve ser simples e intuitivo, não exigindo qualquer conhecimento técnico para operá-lo.

5. Pergunte se a empresa fornece treinamento

Avalie se a empresa desenvolvedora do software oferece treinamento especializado para a sua equipe. Por mais intuitivo que um sistema possa ser, é fundamental que seu time seja introduzido à ferramenta e conheça bem cada uma das funcionalidades.

6. Verifique se é possível acessar o sistema remotamente

Um ERP com acesso remoto permite que você e seus funcionários o utilizem de qualquer lugar através de login e senha.

Caso um computador da empresa não esteja funcionando, basta usar outro dispositivo para acessar a conta sem perder os dados. Esse recurso também é ideal para empresas que optam pelo formato de trabalho em home office.

7. Teste o suporte do ERP

Este é um dos pontos vitais da lista de exigências ligadas a como escolher o melhor ERP, seja para pequena empresa ou para uma multinacional: contar com suporte de qualidade. Só assim você tem a garantia de que não ficará na mão na mão ao utilizar o sistema.

Aliás, de nada adianta o desenvolvedor oferecer suporte das 9h às 18h diariamente se o seu negócio abre as portas no horário da noite.

8. Converse com clientes ativos da empresa

Ouvir a opinião de quem já é cliente do ERP que está na sua mira é uma forma de ter uma avaliação sincera de como é o dia a dia de empreendedores usando a ferramenta, afinal, os cases de sucesso sobre ERP vão falar muito sobre o sistema que você pretende contratar.

Não tem acesso direto a essas pessoas? Procure avaliações online ou vídeos na página da própria marca desenvolvedora do software, e, se depois de todas essas dicas, você ainda não tiver certeza sobre com quem contar, o último tópico deste artigo traz a resposta!

Qual é o melhor ERP do mercado?

O sistema ERP Inovar gabarita no quesito usabilidade, segurança, suporte, adaptabilidade e vai ainda mais longe: com mais de 25 anos de experiência, é considerado por seus usuários um sistema completo, capaz de reunir todas as informações que os gestores precisam, em um só lugar.

A Inovar já facilitou o dia a dia de quase 4 mil clientes, dentre farmácias, distribuidoras, restaurantes, lojas, supermercados e, não à toa, hoje é conhecida como o ERP do varejo.

Conte com o sistema que otimiza a produção, reduz custos operacionais, emite Notas Fiscais de forma automática, facilita sua gestão de estoque e cria relatórios automatizados. Precisou de ajuda? O suporte humanizado da Inovar estará disponível para você 24 horas por dia, 7 dias da semana. Experimente!